Top 10 Melhores Filmes Sobre Surdez

0 Flares Filament.io 0 Flares ×
FELIZ DIA DO SURDO!
26 de Setembro!
Comemoração de Surdos!
DIA NACIONAL DO SURDO!

Eu selecionei os 10 melhores filmes sobre surdez para postar aqui e recomendo a vocês assistir.

1. Filhos do Silêncio (Children of a Lesser God) (1986)
Baseado no sucesso da Broadway, conta a história de amor de John Leeds (William Hurt), um professor de deficientes idealista e uma decidida moça surda, chamada Sarah (Marlee Matlin). No início , Leeds vê Sarah como um desafio à sua didática. Mas logo o relacionamento dos dois transforma-se num romance tão passional, que rompe a barreira do silêncio que os separa.
Curiosidade: O filme ganhou um Oscar de melhor atriz para surda Marlee Matlin e mais 3 indicações (filme, ator e atriz coadjuvante).

2. E Seu Nome é Jonas (And Your Name is Jonah) (1979)
Pais descobrem que criança que tinha sido diagnosticada como retardada na verdade é surda. O menino vivia numa instituição e retorna então para casa, mas a família se desestrutura com a dificuldade de lidar com o filho. O pai acaba saindo de casa e a mãe sem conseguir se comunicar com o filho, começa a questionar qual o melhor caminho, se mantê-lo na escola que ‘força’ o menino a se comunicar pela fala ou pela língua de sinais.
Curiosidade: Esse filme é muito conhecido pela comunidade surda.

3. Mr. Holland – Adorável Professor (Mr. Holland Opus) (1995)
Em 1964 um músico (Richard Dreyfuss) decide começar a lecionar, para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compôr uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música e as coisas se complicam ainda mais quando sua mulher (Glenne Headly) dá à luz a um filho, que o casal vem a descobrir mais tarde que é surdo. Para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor. Passados trinta anos lecionando no mesmo colégio, após todo este tempo uma grande decepção o aguarda.
Curiosidade: Esse filme foi indicado por Oscar de melhor ator para Richard Dreyfuss.

4. Som e Fúria (Sound and Fury) (2000)
O filme “Sound and Fury” trata de dois ramos da família Artinian, cada lado conduzido por um irmão, que são o centro de um entusiasmado e esclarecedor debate. De um lado, Chris e Mari são os pais ouvintes de um bebê surdo recém-nascido e decidem implantar seu bebê , para horror de seus parentes surdos. Do outro lado o irmão de Chris, Peter (ambos de família surda) está lidando com o pedido de sua filha que quer um implante, um pedido em desacordo com seu papel de líder do movimento anti-implante.
Curiosidade: Foi indicado por Oscar de melhor documentário.

5. Babel (Babel) (2006)
Um ônibus repleto de turistas atravessa uma região montanhosa do Marrocos. Entre os viajantes estão Richard (Brad Pitt) e Susan (Cate Blanchett), um casal de americanos. Ali perto os meninos Ahmed (Said Tarchani) e Youssef (Boubker At El Caid) manejam um rifle que seu pai lhes deu para proteger a pequena criação de cabras da família. Um tiro atinge o ônibus, ferindo Susan. A partir daí o filme mostra como este fato afeta a vida de pessoas em vários pontos diferentes do mundo: nos Estados Unidos, onde Richard e Susan deixaram seus filhos aos cuidados da babá mexicana; no Japão, onde um homem (Kôji Yakusho) tenta superar a morte trágica de sua mulher e ajudar a filha surda (Rinko Kinkuchi) a aceitar a perda; no México, para onde a babá (Adriana Barraza) acaba levando as crianças; e ali mesmo, no Marrocos, onde a polícia passa a procurar suspeitos de um ato terrorista.
Curiosidade: Esse filme recebeu 1 Oscar de melhor trilha sonora e mais 6 indicações, a atriz que fez papel da surda japonesa recebeu uma indicação de melhor atriz coadjuvante.

6. O País dos Surdos (Le Pays des Sourds) (1992)
Como é percebido o mundo por milhões de pessoas que, desde seu nascimento, vivem no silêncio? Com Jean-Claude, Claire, Florent, Abou, Marie-Hélène e alguns outros, Nicolas Philibert nos faz penetrar e descobrir esse país longínquo, reinado pelos sistemas de comunicação.

7. O Milagre de Anne Sullivan (Miracle Worker) (1962)
A incansável tarefa de Anne Sullivan (Anne Bancroft), uma professora, ao tentar fazer com que Helen Keller (Patty Duke), uma garota cega, surda e muda, se adapte e entenda (pelo menos em parte) as coisas que a cercam. Para isto entra em confronto com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e a mimaram, sem nunca terem lhe ensinado algo nem lhe tratado como qualquer criança.
Curiosidade: As atrizes Anne Brancoft (que fez o papel de Anne Sullivan) e Patty Duke (que fez o papel de Hellen Keller) ganharam os Oscars de melhor atriz e atriz coadjuvante, respectivamente.

8. A Música e o Silêncio (Jenseits der Stille) (1996)
Desde a mais tenra idade, Lara serviu de intérprete para seus pais surdos, ajudando-os a se comunicar com o outros. Já crescida, ela demonstra grande talento musical. É quando surge um dilema em sua vida pois, se quiser abraçar uma promissora carreira, terá que mudar-se para Berlim.
Curiosidade: Esse filme alemão recebeu uma indicação de Oscar do melhor filme estrangeiro.

9. Black (Black) (2005)
O filme narra a história de uma jovem cega e surda. Por sua deficiência, é uma garota confusa, triste e violenta. Vive, assim, a escuridão. Até que conhece um professor que irá guiá-la a um outro universo. A jovem então encontrará o caminho da luz. Baseado no filme O Milagre de Anne Sullivan.
Curiosidade: Esse filme da Índia ganhou 11 prêmios do Filmfare Awards (inclusive melhor filme, ator, atriz, atriz coadjuvante e outros), que é como “Oscar indiano”.

10. Gestos de Amor (Dove Siete? Io Sono Qui) (1993)
Esse filme italiano conta que a mãe não aceita a condição de seu filho surdo. Como Não aceita manda-lo para uma escola especial, a tia o ajuda a integrá-lo em grupo de surdos, ensinando-lhe a língua de sinais.

Abraços, GDJ!
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Filament.io 0 Flares ×
  • Olá adorei o blog… Tva checando sua lista de filmes sobre surdez e vi que vc postou GESTOS DE AMOR, eu não acho esse filme abençoado em lugar nenhum,vc tem ideia de onde posso arranjar? Bjusss

  • Olá adorei o blog… Tva checando sua lista de filmes sobre surdez e vi que vc postou GESTOS DE AMOR, eu não acho esse filme abençoado em lugar nenhum,vc tem ideia de onde posso arranjar? Bjusss